Quanto custa fazer intercâmbio de estudo e trabalho?

6 dicas para quem deseja fazer intercâmbio de estudo e trabalho. Saiba também quanto custa fazer intercâmbio de estudo e trabalho?

Quanto custa fazer intercâmbio de estudo e trabalho?

Nós falamos com uma especialista sobre as principais dúvidas de intercâmbio com trabalho.

A experiência de um intercâmbio é enriquecedora para qualquer pessoa, seja para aprender ou praticar uma nova língua, aumentar o network, adquirir novas habilidades, conhecer novas culturas e até mesmo fazer novos amigos. 

Mas se você quer viver tudo isso com ainda mais intensidade, fazer um intercâmbio com trabalho pode te render uma viagem muito mais imersiva e te levar não apenas para salas de aula no exterior, mas também te inserir diretamente na sociedade, com trabalhos comuns mas que podem te render experiências inesquecíveis e ajudar bastante na prática de um outro idioma. 

As viagens de intercâmbio com trabalho são direcionadas para quem busca ir ao exterior para dar um up na carreira, aprender um novo idioma e ter uma imersão em uma outra cultura com experiência de trabalho para fins de socialização e prática de idioma . Entre as vagas mais comuns estão auxiliar de limpeza, garçom e babá. 

Os países mais comuns para este tipo de viagens são Irlanda, Austrália e Nova Zelândia, que fazem parte dos destinos favoritos dos brasileiros que fazem intercâmbio para praticar inglês. 

Nós falamos com a especialista em intercâmbios Juliana Almeida para tirar as principais dúvidas sobre este tipo de viagem com trabalho. Veja: 

como fazer intercâmbio de estudo e trabalho
Juliana Almeida - Especialista em Viagens de Intercâmbio

Quanto custa fazer intercâmbio de estudo e trabalho? 6 dicas e dúvidas!

1. Quanto custa uma viagem de Intercâmbio com trabalho? 

A partir de 30 mil reais pois além do curso será necessário uma comprovação financeira e cada país tem diferentes regras com relação a isso .

2. É possível pagar o intercâmbio com trabalho? 

Não, é preciso pagar antecipadamente pela viagem. Os estudantes que optam por trabalhar, geralmente podem trabalhar 20 horas por semana, o suficiente para ajudar no orçamento durante o curso, mas não é possível pagar a viagem com trabalho. 

3. As vagas de trabalho disponíveis costumam ser em quais áreas? 

Essa modalidade de intercâmbio na maioria das vezes traz experiências incríveis e totalmente diferentes do que o estudante está acostumado . Um estudante que não souber falar inglês ele trabalhará como cleaner, babá, garçom e semelhantes e com certeza terminarão o intercâmbio com ensinamentos válidos para qualquer carreira que queiram seguir. 

4. Como é a remuneração em trabalhos de intercâmbio?

O foco nesse tipo de programa não pode ser a remuneração e sim os estudos, mas a remuneração na maioria dos países é por hora , aproximadamente 10.50 Euros na Irlanda, 17 dólares na Nova Zelândia e 20 dólares na Austrália . Esses são os valores do salário mínimo por hora mas é possível receber mais a depender do trabalho .

5. As agências de intercâmbio que conseguem o emprego para o estudante?

A agência auxilia e orienta durante todo o processo de conseguir um emprego, mas não garante o emprego , nenhuma agência pode fazer isso por lei. Mas é preciso ter um valor separado para a viagem, pois de qualquer maneira o visto é de estudante e a imigração entende que a pessoa precisa já ter dinheiro para se manter caso não consiga um emprego. Mas a grande maioria consegue sim! 

6. É possível pagar o curso durante o intercâmbio ? 

Não é possível , pois para a solicitação do visto um dos documentos principais é a carta da escola ou universidade declarando que o curso já está totalmente pago.