Porque não consigo ganhar massa muscular?

Saiba porque e como ganhar massa muscular de acordo com o seu biotipo.

Porque não consigo ganhar massa muscular?

Descubra o que é ectomorfo, mesomorfo, e, endomorfo feminino. Conhecer o biotipo é fundamental para alcançar resultados em atividades físicas.

Ectomorfo, endomorfo e mesomorfo. Cada um requer um tipo de exercício e acompanhamento profissional.

Você é daqueles que malha, malha e não consegue um pingo de músculo sequer? Ou tem a sorte de comer tudo o que tem vontade sem causar qualquer mudança no ponteiro da balança? Ou, pelo contrário, ganha gordura corporal apenas de pensar naquele churrasco regado a cervejinha? Todas essas divergências no comportamento de cada organismo têm um nome. Chama-se biotipo corporal.

O que é biotipo corporal?

O termo, relativamente novo, foi criado pelo americano William Sheldon em 1940. Sheldon chegou à conclusão de que as características físicas herdadas geneticamente poderiam ser classificadas em três grupos: ectomorfo, endomorfo e mesomorfo. Descobrir em qual desses biotipos você se encaixa é o primeiro passo para conseguir resultados desejados na associação academia e alimentação.

Qual é o meu biotipo?

Corpo Ectomorfo feminino? Corpo Endomorfo feminino?  ou, Corpo Mesomorfo feminino?

O educador físico do Sesc Jataí, Matheus Coelho, explica quais os pontos fundamentais para entender essa combinação e como esse diagnóstico deve interferir na condução dos treinos mais apropriados para cada situação.

Corpo Ectomorfo feminino, Corpo Endomorfo feminino, Corpo Mesomorfo feminino

Corpo ectomorfo feminino

Corpo ectomorfo, explica Matheus, "É aquela pessoa mais magra que tem dificuldade em ganhar volume muscular e peso."

Corpo mesoformo feminino

"O mesomorfo é o que chamamos de atleta, que já é forte por natureza e ganha força e volume muscular com facilidade e não tem a capacidade de acumular gordura.", relata Matheus. 

Corpo endomorfo feminino

"Já o endomorfo é aquele que sempre acumula mais gordura, tem muita dificuldade em perder e não tem facilidade com exercícios.", finaliza Matheus.

Qual o treino ideal para o meu biotipo?

No que tange à prática de atividades físicas, cada biotipo tem uma tendência de treino. Esse processo passa, indiscutivelmente, pela orientação de um profissional capacitado. “Cada biotipo precisa de uma periodização, de um volume de treino, de uma quantidade de repetições, de uma carga e um profissional qualificado que vai acompanhar e organizar esse treino”, destaca Matheus.

Vídeo exercício certo para cada biotipo

Vídeo com a explicação do professor Matheus sobre os biotipos.

As academias do Sesc contam com profissionais capacitados, que fazem o acompanhamento regular de todos os alunos a fim de possibilitar que os mesmos alcancem os melhores resultados.