Mulheres no futebol, o lado feminino do futebol

Mestranda do UniCuritiba faz história na CBF e no futebol feminino.

Mulheres no futebol feminino

Advogada Samantha Mendes Longo é a primeira mulher a ocupar a diretoria jurídica da Confederação Brasileira de Futebol

Especialista em Direito Empresarial e pacificação de conflitos, a mestranda do UniCuritiba Samantha Mendes Longo assumiu, neste mês, a diretoria jurídica da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

A advogada carioca é a primeira mulher a ocupar a função e a segunda a assumir uma diretoria na entidade. Essa é a primeira vez que a CBF, fundada em 1914, nomeia mulheres entre os principais executivos.

Autora de livros sobre recuperação empresarial e solução de conflitos, Samantha faz mestrado em Direito Empresarial e Cidadania no UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país.

Orientada pela professora Dra. Viviane Coêlho de Sellos-Knoerr, a advogada está prestes a defender sua dissertação sobre a responsabilidade das empresas na pacificação dos conflitos.

“Escolhi o UniCuritiba pela linha de pesquisa do programa de mestrado. Estudar o direito empresarial com o foco na cidadania está perfeitamente alinhado à minha área de trabalho, voltado nos últimos anos à desjudicialização e à propagação de métodos adequados de solução de litígios”, diz Samantha, com experiência de mais de 25 anos em contenciosos empresariais.

A dissertação da atual diretora jurídica da CBF defende, inclusive, que as empresas criem departamentos próprios para o tratamento dos conflitos internos e externos, desincentivando o ingresso de novos processos no Poder Judiciário

“As empresas são agentes responsáveis por fomentar e promover a pacificação dos conflitos sociais”, comenta.

Depois de adiar por alguns anos o ingresso no mestrado em função de demandas profissionais e pessoais, Samantha aproveitou a pandemia para retomar a jornada acadêmica.

“Conheci o UniCuritiba por meio do professor Antônio Evangelista de Souza Netto, com quem escrevi um livro sobre recuperação empresarial e os métodos adequados de solução de conflitos. Não tive dúvidas de que o programa de mestrado era exatamente adequado à minha linha de pesquisa”, diz.

Segundo Samantha, o mestrado tem sido maravilhoso. “Uma experiência enriquecedora. Apesar do grande desafio que assumi junto à CBF, já vislumbro o doutorado”, avisa. Além de trabalhar na CBF, a advogada integra o Comitê Gestor de Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Comissão Especial de Mediação da OAB Federal.

Sobre o UniCuritiba: Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.