Couro cabeludo, cuidados

Por que é tão importante cuidar do couro cabeludo?

Couro cabeludo, cuidados

Terapeuta capilar Dani Macari aponta alguns cuidados para manter o couro cabeludo em equilíbrio, proporcionando fios mais saudáveis e bonitos. 

O couro cabeludo, assim como a nossa pele, possui um microbioma, que quando em equilíbrio consegue se defender e se recuperar das agressões diárias como calor, poluição e estresse, mantendo a saúde e o crescimento dos fios.

“Os cuidados com os cabelos, como a nutrição e o corte, já estão incorporados à rotina da maior parte das pessoas. Porém são poucas as mulheres que veem a importância de cuidar do couro cabeludo. Geralmente só se procura auxílio quando já há uma queda de cabelo acentuada ou algum tipo de sensibilidade ou alergia”, destaca o terapeuta capilar Dani Macari.

Como cuidar do couro cabeludo?

Aqui alguns cuidados indicados pelo profissional que podem ser incorporados à rotina de beleza para manter a saúde do couro cabeludo e consequente a beleza dos fios.

Escolha do shampoo

O shampoo impacta diretamente no couro cabeludo, por isso é fundamental optar por um produto de qualidade, adequado ao tipo de cabelo de cada um. Também é indicado utilizar um shampoo de limpeza a cada 15 dias para eliminar resíduos mais profundos.

Condicionador e máscaras somente no comprimento

Estes produtos não devem ser aplicados diretamente no couro cabeludo. Isso poderia aumentar a oleosidade da raiz do cabelo, contribuindo para o aparecimento de caspa e descamação.  

Esfoliação e massagem

A esfoliação pode ser feita uma vez ao mês, ela proporciona uma limpeza mais profunda, removendo células mortas e resíduos de produtos utilizados. Tanto a esfoliação quanto a massagem do couro cabeludo melhoram a circulação sanguínea, contribuindo para a saúde dos folículos. 

Água quente não

Além de ressecar os fios, a água quente estimula as glândulas sebáceas do couro cabeludo, causando oleosidade e obstruindo os poros. Assim, a temperatura ideal para o banho é morna.

Alimentação saudável

Assim como as demais partes do corpo, o couro cabeludo depende de uma alimentação balanceada e da ingestão da quantidade certa de nutrientes. Uma dieta equilibrada será capaz de nutrir o couro cabeludo e mantê-lo saudável.


Sobre Dani Macari: Dani atua na área da beleza há mais de 10 anos e no seu currículo estão diversas formações em renomadas instituições nacionais e internacionais como a inglesa Toni&Guy, a americana Pivot Point e a argentina Llongueras, participou ainda de mais de 100 workshops de atualização ao longo de sua carreira. Além disso, é especialista em terapia capilar, em mechas e em corte masculino. Dani é Embaixador de Kérastase e Star Pro de L’ORÉAL Professional. | instagram.com/dani_macari/