Caspa causa, sintoma e tratamento

Caspa sintomas e causas. O que causa a caspa? Aprenda a se Livrar Dela.

Caspa causa

A caspa é uma inflamação capilar que pode gerar a descamação do couro cabeludo, sendo caracterizada pelo aparecimento de algumas cascas brancas que são resultados desse processo inflamatório.

As placas brancas que se soltam na base dos fios de cabelo são formadas porque as glândulas sebáceas (que produzem gordura) incham e passam a produzir secreção oleosa em excesso.

Segundo o tricologista, cabeleireiro e cosmetólogo Tharik Bonomo a causa pode estar relacionada ao tipo de sebo produzido pela pele do indivíduo e a inflamação pode ter origem genética ou ser ocasionada por agentes externos. 

Impurezas e restos de células mortas podem se acumular no couro cabeludo e em conjunto com resíduos de cosméticos atraem micro-organismos oportunistas, causadores de caspa e dermatites. Além disso, processos químicos, estresse, questões genéticas, uso excessivo de bonés, contato constante do cabelo com a água quente e acúmulo de produtos no couro cabeludo podem gerar a descamação e a caspa no cabelo.

Caspa sintomas

É bastante comum em cabelos oleosos, a dermatite seborreica – a famosa caspa – tende a aparecer com mais frequência nos meses frios, quando as pessoas passam a tomar banhos mais quentes, estimulando a produção das glândulas sebáceas. 

O uso diário de secador de cabelos e a diminuição da frequência de lavagem, que não remove todos os resíduos dos produtos utilizados, como por exemplo, gel, pomadas e reparador de pontas, pode levar ao surgimento da caspa.

A caspa é a descamação resultante da dermatite seborreica, nome técnico que classifica a inflamação no couro cabeludo que causa a descamação. “Essa descamação pode ocasionar diversos sintomas como coceira, vermelhidão, irritação e até feridas nesta região. No geral, essa descamação do couro cabeludo pode ser reconhecida por uma casquinha branca, mas ela também pode ser amarelada.” alerta o tricologista Tharik.

Alguns sintomas que indicam sinais de caspa:

– oleosidade na pele e no couro cabeludo;

– escamas brancas que descamam;

– escamas amareladas que são oleosas e ardem;

– coceira, que pode piorar caso a área seja infectada pelo ato de “cutucar” a pele;

– leve vermelhidão na área;

– possível perda de cabelo.


Qual o tratamento para se livrar dos sintomas da caspa?

Tharik Bonomo explica que o tratamento deve ser orientado e acompanhado por um profissional especializado no assunto, como um tricologista por exemplo, e envolve o uso de produtos específicos para o problema. No entanto, manter hábitos de vida saudáveis, como controlar o estresse físico e mental e a ansiedade, garantir uma alimentação balanceada e boas noites de sono, pode contribuir para o controle da doença.

Uma das principais formas de combater a caspa é através da higienização adequada do couro cabeludo, busque lavar o cabelo em dias alternados para tratar o excesso de oleosidade e retirar todas as impurezas do couro cabeludo.” informa Tharik.

O que pode ser feito para a prevenção do que causa caspa?

Não existe uma forma específica de prevenir o desenvolvimento ou o reaparecimento da dermatite seborreica. Entretanto, cuidados especiais com a higiene e o uso de xampu adequado ao tipo de cabelo tornam o tratamento mais fácil.

O tricologista Tharik Bonomo cita alguns dos cuidados que podem te ajudar na melhora dos sintomas da caspa, confira:

– Não tomar banhos muito quentes, prefira os banhos mornos ou então, experimente lavar os cabelos fora do banho usando água fria;

– Controlar o estresse físico, mental e a ansiedade;

– Evitar o uso excessivo de bonés, toucas, gorros ou qualquer acessório que abafe a cabeça. Mantenha o couro cabeludo sempre seco e arejado;

– Não fazer coques ou prender os cabelos ainda úmidos ou molhados;

– Não dormir de cabelo molhado;

– Não usar produtos melados, como pomadas, diretamente no couro cabeludo – prefira substâncias e formulações líquidas, alcoólicas ou em forma de espuma;

– Tomar um pouco de sol todas as manhãs quando possível;

– Faça uma consulta e tratamento com o tricologista.

“Também é possível prevenir o aparecimento da caspa no couro cabeludo. Para isso é importante lavar o cabelo em dias alternados para garantir a limpeza correta, também evite a aplicação de máscara de tratamento, condicionador e creme de pentear diretamente no couro, para impedir o acúmulo de produto nessa região.” esclarece Tharik.

Informações bônus sobre caspa e suas causas:

– Lavar o cabelo todos os dias não piora a doença, pelo contrário: a falta de limpeza pode agravar a situação;

– A aparência dos fios, sejam lisos, cacheados ou crespos também não influencia na ocorrência da doença;

– Produtos químicos utilizados em métodos como a escova progressiva, por outro lado, resultam em mais descamação.


Mais Sobre Tharik Bonomo: Atuando na área de beleza há 18 anos, me considero profissionalmente focado e inovador. Como profissional da área da Estética e Cosmetologia tenho como foco o estudo da tricologia, juntamente com os ativos para este fim. Proatividade e persistência também são características presentes. Experiência como Cabeleireiro e Maquiador em Jacques Janine. Gestor, Cabeleireiro e Esteticista em Tharik Bonomo Salon & Estetic.

Pós graduação em Tricologia e Terapia Capilar – FACUMINAS

Pós graduação em Biomedicina Estética – FAVENI

Pós graduação em Cosmetologia Avançada - Faculdade Futura

Tecnólogo em Estética e Cosmética - Universidade Santo Amaro -UNISA

Curso Técnico de Cabeleireiro - Centro Técnico Dayana Ribeiro - ES, e não parou os estudos por aí, está no último ano de Bacharelado em Biomedicina