Top 6 Dicas para uma Mulher de Sucesso

Como se tornar uma empreendedora de sucesso?

Top 6 Dicas para uma Mulher de Sucesso


O mercado corporativo apresenta enormes dificuldades para todos, principalmente para as mulheres. A dupla jornada e o preconceito encarado diariamente, acabam atrasando a vida de muitas que buscam por uma oportunidade. Então, eu te pergunto: que tal ser uma empreendedora de sucesso?

Essa pergunta toma grande parte das mulheres que desejam se arriscar no mundo corporativo, pois nele existem diversos aspectos atraentes e oportunidades únicas como: pode viajar, viver sem uma rotina fixa e bons salários.

Apesar das tentativas, houve pouca melhora no número de mulheres presentes nos altos cargos das grandes corporações, contudo o número de mulheres empreendedoras cresceu. Criar algo do zero sob uma perspectiva e sonhos parece muito mais alcançável.

No empreendedorismo quem faz é você mesmo. Quem assume o risco dos erros e colhe os frutos dos acertos também é você, basta muito esforço e disciplina, mas isso todos nós temos, mas você sabe por onde começar?

Mesmo que muitas mulheres tenham alcançado a chamada excelência operacional para empresas e experiências em diversos setores. Ainda assim, muitas dúvidas rondam o dia a dia de uma mulher que deseja empreender.

Por isso criamos este artigo, nosso objetivo é mostrar o caminho para você se tornar uma empreendedora de sucesso. Serão dicas importantíssimas que, se forem aplicadas com sua ideia de sucesso, com certeza, não haverá erro.

1 - Faça um planejamento

Toda empresa começa com um papel e uma caneta, ou seja, todo grande empreendedor e empreendedora começa seus negócios fazendo um bom planejamento. Inclusive, esse planejamento é essencial para ter um ponto de início e uma meta a ser batida.

Normalmente, esse primeiro planejamento parece meio abstrato, justamente por ser feito com projeções e nada muito consolidado, mas se você teve uma ideia para algum negócio, provavelmente notou uma necessidade.

Essa necessidade em seu bairro, cidade ou país deve ser resolvida com sua ideia, por isso é preciso estipular onde e quando começar seu negócio. Também será preciso saber qual o valor a ser investido e qual o prazo até que o negócio passe a dar lucro.

Por isso, será preciso ter um capital inicial para investimento. Uma dica é buscar uma assessoria contábil para abertura de empresa se você tem dúvidas de como iniciar todos esses processos.

2 - Conheça o seu segmento

Toda empreendedora de sucesso precisa conhecer seu ramo de atuação, ou seja, saber todos os processos para realização dos trabalhos dentro do segmento escolhido para trabalhar.

Muitas mulheres acabam fracassando no processo de construção de seus negócios por não saberem direito como funciona o segmento que escolheram. Por exemplo, saber onde estarão os parceiros e fornecedores ou conhecer a clientela.

Também é preciso saber sobre os períodos sazonais onde o negócio estará mais forte ou fraco. Veja que todo o processo inicial de um grande negócio depende do conhecimento e planejamento.

Além disso, alguns conhecimentos precisaram ser adquiridos, afinal, agora é você mulher que será a dona de seu negócio. Portanto, noções financeiras e administrativas precisam ser sempre aprimoradas para que você não seja pega de ‘saia curta’.

Muitas mulheres estão se aventurando no segmento de consorcio imobiliário, que é um mercado que está em alta e possivelmente se manterá desta maneira por bastante tempo. Para surfar nesta onda e de outras que estão por aí, é preciso ter conhecimento.

3 - Persista e não desista

Se o seu negócio é um sonho e você conseguiu edificá-lo, então persista. Muitos empreendimentos acabam fechando antes dos dois anos de vida por conta de dois motivos. Falta de conhecimento sobre o mercado (já falamos) e falta de persistência.

Todo e qualquer negócio pode levar meses e até anos para começar a gerar resultados. Isso ocorre, pois leva um tempo até os consumidores passarem a se acostumar com a presença daquela empresa e se sentirem confiantes em comprar nela.

Leva também um tempo até que as campanhas de marketing passem a gerar resultados. É importante dizer que não estamos falando para você ser teimosa, por isso, avalie com constância os resultados e verifique se ali existe futuro.

Se você sente que está fazendo um bom trabalho e que sua empresa faz a diferença em seu segmento, persista. Por isso a importância de fazer o que você gosta e sabe. Se for o caso, contrate uma contabilidade para pequenas empresas e pense em uma saída.

4 - Cuide de si mesma

A rotina de uma empreendedora pode ser um pouco exaustiva não só para o corpo, mas também para a mente. Uma boa dica para ter um negócio de sucesso é cuidar da mente e do corpo.

As empresas modernas conseguem unir trabalho com qualidade de vida. No início dos trabalhos estamos com o gás lá em cima. Cuidar de muitas demandas parece ser algo tranquilo, a adaptação a rotina pode até ocorrer de maneira natural.

Porém, mais cedo ou mais tarde esse gás vai se esvaindo, e para que você não se encontre sem ele, será preciso recarregar. Você pode investir no desenvolvimento de software sob medida para cuidar de demandas mais administrativas e sobrar tempo para si.

Esses cuidados são necessários, principalmente, no início, onde as dificuldades serão mais intensas e complicadas. Conforme o negócio for se estabilizando, você conseguirá ajuda de mais pessoas para terceirizar algumas funções.

Lembre-se, agora você é a líder de todas essas pessoas, e elas enxergam em você um pilar, por isso, cuidar de si mesma é essencial. Tire um tempo para si, procure se divertir, fazer coisas distantes do trabalho e cuidar da sua autoestima, por exemplo:

Faça o cabelo;

Faça as unhas;

Cuide do corpo;

Cuide da mente;

Passei com a família;

Vá a lugares com os amigos;

Entre outras coisas.

5 - Cuide bem do seu dinheiro

Um dos erros mais críticos que uma empreendedora pode fazer contra seu próprio negócio é a má gestão do dinheiro que entra na empresa. Muitas vezes ao ver o dinheiro entrando ficamos deslumbradas por se tratar de uma cifra que jamais vimos antes.

É preciso ter cuidado justamente porque esse dinheiro não é nosso, mas sim da empresa. O capital gerado é diferente do lucro, e eles jamais podem se misturar.

Suas dívidas pessoais não podem ser quitadas com o dinheiro da empresa, mesmo que você seja a única pessoa da organização. Não misture, para que isso não se torne uma rotina e no momento em que as contas ficarem maiores, você possa sempre fechar o caixa.

Pense que no início você precisará fazer a contratação de empresas de serviços terceirizados para lidar com diferentes situações, mas com o tempo você passará a produzir e se distanciar dessas contratações.

Esse é o momento crítico para não se atolar em dívidas, justamente porque a empresa precisa ser fundamentada sob uma base forte. É assim que se produz um negócio de sucesso, separando o pessoal do profissional.

Realizar a abertura de empresa é mais complicado do que parece, mas lembra do que falamos sobre os conhecimentos em finanças e administração? Pois é, até que você se acostume com tudo isso, pode ser que tenha certa dificuldade, mas passa.

Seja o mais disciplinado possível para que suas finanças estejam bem organizadas. Maior será a dor de cabeça se tudo isso for feito de maneira equivocada.

6 - Delegue tarefas

Em uma sociedade matriarcal era comum as mulheres se delegarem em diferentes tarefas que garantiam a prosperidade das comunidades. Da mesma forma deve ser feito com a sua empresa. Será preciso ter consciência de que você é a líder.

Então lidere sem medo se der competente. Utilize todas as suas experiências negativas e positivas com pessoas que te gerenciam e use tudo o que aprendeu com essas novas pessoas.

Dê a oportunidade delas se desenvolverem enquanto você se aprimora como empreendedora e como uma líder junto a todas elas. É uma tarefa que exigirá bastante responsabilidade e cuidado para o andamento do negócio.

Atualmente, já existe algum tipo de escritório contábil São Paulo que tem a característica de ser gerido por mulheres e para mulheres. Então, sempre haverá espaço para todos, basta a insistência e a vontade de se superar todos os dias.

Considerações finais

Toda mulher é forte e já nasce com a marca da vitória, por isso, não há necessidade de temer o início de um novo projeto. Se você sente que há um desejo de empreender, não se contenha e trabalhe para tornar isso uma realidade.

Ao longo de todo o artigo mostramos os principais passos para começar um negócio de sucesso. Tenha sempre em mente que será esse empreendimento o responsável de te levar à sua independência financeira.

Tenha em mente que será preciso bastante trabalho e disciplina, não haverá tempo hábil para lamentações, pois agora tudo dependerá de você. É uma ótima oportunidade para crescimento e edificação de uma realização de vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Parabéns! obrigada pelas boas dicas..vou seguir. Pois tenho um sonho e vou concretizá -- la baseando nessas dicas. Amei!❤.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário no site Guia de Mulher.