Posição ideal para assistir tv

7 dicas importantes sobre a posição ideal para assistir tv


É muito gostoso chegar em casa depois de uma longa jornada de trabalho e deixar o corpo cair no sofá. Em um gesto quase instintivo, apertamos o controle remoto e transferimos para a tela da TV o mundo que gostaríamos de encontrar. 

Os seguintes detalhes podem influenciar no seu bem estar quando deixar o aconchego do sofá, como aconselha Dr. Gil Lúcio Almeida, presidente do Crefito-SP.

Veja as 7 dicas de como se ter uma posição ideal para assistir tv:

1. Deitar com a cabeça apoiada no braço do sofá por longo período pode gerar várias lesões na região do pescoço. Essa posição é pior quando deitamos com a barriga para cima e viramos a cabeça para focar a telinha. Se quiser deitar, o melhor é ficar de lado com uma almofada sob o pescoço de modo a manter a cabeça alinhada com o tronco. Nesta postura, dobre os joelhos usando uma almofada entre eles. Colocar os pés sobre o braço do sofá, acima do nível do tronco, pode ajudar na circulação sanguínea, favorecendo a diminuição de edemas e inchaços nos pés.

2. A melhor posição para assistir TV é a sentada, com o tronco levemente inclinado para trás e bem apoiado no sofá ou em almofadas.

3. A TV deve ser colocada de preferência em frente ao o tronco e em uma altura que não force a inclinação exagerada da cabeça para baixo, para cima ou para os lados.

4. Se estiver em uma poltrona colocada ao lado da TV, não gire o tronco para vê-la. Levante-se e gire a poltrona, de forma que sua coluna fique o mais alinhada possível com a TV.

5. A melhor distância da TV é aquela que possibilita uma visualização confortável.

6. Com o advento da alta definição, não existe imagem embaraçada, mas sim olhos que precisam de óculos. Use-os se for necessário para que você veja o mundo colorido da tela com contornos bem definidos.

7. Se você é daqueles que dormem assistindo TV, mesmo sentado, lembre-se que com o sono perdemos o controle da musculatura da cabeça e ela pode pender para um dos lados causando dores e lesões no pescoço. Neste caso procure sempre manter um apoio para a cabeça. O conserto de tv é barato, mas a falta de postura é que sai caro.

Prof. Gil Lúcio Almeida

Fisioterapeuta, mestre pela UFSCar, doutor e PhD por importantes instituições norte-americanas. Autor do livro O Engraxate que virou PhD.

Postar um comentário

0 Comentários