Fio dental como usar corretamente

6 super dicas de como usar o fio dental corretamente


Médico dá dicas de como usar o fio dental corretamente.

Quando falamos sobre saúde bucal uma coisa é certa: os dentes precisam ser escovados após cada refeição, mas o que muitas pessoas ainda não adotaram é o uso diário do fio dental. 

Na Clínica Dental Care, cerca de 80% dos pacientes que iniciam o tratamento não utilizam o fio dental corretamente ou com a frequência necessária para manter o sorriso saudável.

Mais do que remover restos alimentares, o uso do fio dental também ajuda na remoção da placa bacteriana.

 "O fio dental finaliza a higienização dentária. O uso correto e frequente é fundamental porque alcança espaços aonde a escova não chega", explica o cirurgião dentista Cristian Dunker, que abaixo dá dicas de como usar o fio dental corretamente.

6 super dicas de como usar o fio dental corretamente:

1. Use o fio dental, pelo menos, uma vez ao dia. A recomendação é fazer a higienização completa dos dentes à noite, quando as pessoas têm mais tempo disponível e porque durante o sono todos ficam com uma quantidade menor de saliva.

2. O fio dental encerado pode ser considerado como primeira escolha. Evite os fios de baixa qualidade. Os fios dentais monofilamentos são mais fáceis de inserir em espaços apertados.

3. Corte um pedaço de aproximadamente 40 centímetros de fio dental e segure com os dedos indicadores e polegares. Não passe a mesma parte do fio em mais de um dente.

4. Insira o fio, delicadamente, entre os dentes. Faça movimentos de vai e vem e de sobe e desce contra a superfície dentária, nunca contra a gengiva. O fio dental deve entrar na gengiva, mas suavemente.

5. Pessoas que usam aparelho ortodôntico devem passar o fio dental acima do fio ortodôntico, inserindo no espaço entre os dentes e fazendo movimentos de forma convencional.

6. Se sangrar fique atento. O sangramento persistente pode ser indício de inflamação gengival e o ideal é procurar um dentista.

Usar o fio dental corretamente é extremamente importante para a saúde como um todo.

Postar um comentário

0 Comentários