Como tirar o leite materno 5 dicas

 Como tirar leite materno


O leite materno é o alimento mais completo, ele possui todos os nutrientes que o bebê precisa nas primeiras semanas de vida.

Para o bebê, ele é muito importante, pois ajuda no crescimento e desenvolvimento da criança, além de atuar evitando doenças. É interessante que as mães saibam como armazenar leite materno, pois caso precisem sair e deixar o bebê com alguém essa pode ser uma boa opção de evitar que o neném fique com fome.

Aprender como armazenar leite materno é bem simples, já que não exige processos e pode ser feito de maneira bem caseira.

Para realizar o armazenamento do leite, que pode ser tirado com o auxílio de uma bomba específica ou de forma manual, é ideal que ele seja colocado em um frasco apropriado ou em sacos. Estes sacos podem ser comprados em farmácias, já os frascos mais indicados são os de vidro e com tampa rosqueável, de preferência.

Tanto os sacos como os frascos devem ser higienizados, para isso você deverá lavá-los com água e sabão neutro, depois de limpos coloque-os submersos em água fervente e deixe por cerca de 10 minutos.

Com todos esses cuidados, você pode guardar em sua bolsa de viagem ou reaproveitar sua bolsa maternidade.

Esse procedimento irá garantir que o leite não seja contaminado por resíduos que estavam presentes nos frascos e sacos. Depois disso é só tirar e guardá-lo na geladeira ou freezer, lembrando de fechar bem as embalagens.

Como tirar leite materno

O processo de tirar leite é bem simples, depois de saber como armazenar leite materno, basta seguir o passo a passo descrito a seguir;

1. É importante que a mulher esteja em uma posição que seja confortável para ela e prenda os cabelos ( os cabelos podem ficar cair no rosto e até mesmo no leite, dessa forma pode ser uma fonte de contaminação);

2. Higienizar as mãos com água e sabão, é ideal nunca tirar leite com as mãos sujas;

3. Faça massagem nas mamas, use as pontas dos dedos para isso. Realize movimentos circulares em torno da aréola;

4. Agora você já pode tirar o leite. Se for manualmente, posicione o frasco embaixo da mama e faça uma leve pressão até que o leite saia. Caso prefira usar uma bomba é só posicioná-la na mama e ligar.

5. Na embalagem coloque o dia e o horário em que o leite foi coletado, isso é importante saber a validade.

Caso você julgue necessário, existem também suplementos alimentares para aumentar a produção de leite. No entanto, é importante consultar um especialista antes de mudar sua alimentação.

Pode armazenar leite materno na mamadeira?

Saber como armazenar leite materno pode ser muito vantajoso, principalmente se a mulher produzir muito leite.

O leite pode sim ser armazenado em mamadeiras, desde que elas estejam esterilizadas e permaneçam bem fechadas.

Saber disso é muito útil, já que muitas mães têm que trabalhar e deixar o filho com alguém, nesse caso, tirar o leite e deixá-lo porcionado em mamadeiras pode ser uma ótima opção.

Quanto tempo o leite materno pode ficar em temperatura ambiente?

Em temperatura ambiente o leite materno não tem uma boa durabilidade, podendo ficar no máximo 4 horas.

Não é bom que o leite fique fora da geladeira, se não puder colocá-lo para refrigerar, é bom que ele seja consumido ou antes de duas horas fora do peito ou logo após ser retirado.

Como armazenar leite materno em temperatura ambiente pode ser arriscado, já que os riscos de haver crescimento de bactérias e outros microorganismos são maiores, não é recomendado que se faça isso.

É importante mencionar que na geladeira o tempo de duração do leite é de até 72 horas, se for no congelador ou freezer este tempo de duração pode ser estendido, podendo durar cerca de 6 meses.

Outra questão que vale a pena ser lembrada: não é recomendado deixar o recipiente com leite na porta da geladeira, já que nesse local ele pode sofrer variações de temperaturas que podem danificar as propriedades do leite e fazer com que ele perca suas qualidades.

Como armazenar leite materno fora da geladeira?

O leite pode ficar fora da geladeira, desde que ele seja consumido logo. Fora da geladeira ele dura muito pouco, além disso pode ser mais facilmente contaminado e dessa forma, causar malefícios para a criança.

Para deixar o leite fora da geladeira ele precisa estar armazenado em um recipiente adequado, que pode ser: sacos apropriados que são vendidos nas farmácias, mamadeiras devidamente esterilizadas e bem fechadas, frascos de vidro limpos e com tampa que permita que o frasco fique bem vedado.

Como faço para aquecer o leite materno?

Alguns bebês saudáveis não se importam em beber o leite que está em temperatura ambiente ou levemente aquecidos até 36,5 °C ou 37 ºC, no entanto há crianças que preferem o leite aquecido. Para realizar o aquecimento do leite não há nenhum mistério, se trata de um processo bem simples e fácil.

Retire o frasco ou saco da geladeira e deixe por alguns minutos em temperatura ambiente. Aqueça um pouco de água, transfira a quantidade de leite que será usada para um copo, quando a água estiver morna coloque o copo com leite dentro da água morna, só tome cuidado para não entrar água no copo.

Com o copo na água morna, espere até o leite atingir a temperatura desejada, outro ponto importante é não usar o microondas, pois nele é mais fácil que o leite seja aquecido demais. Também não se deve fazer uso do fogão para aquecer o leite, além de ser mais fácil sobreaquecer ainda pode ser que destrua as proteínas presentes no leite.

Realize uma agitação de forma suave antes de dar o leite para a criança, essa ação serve para juntar alguma gordura que esteja separada.

Como sair e levar leite materno na mamadeira?

Se for necessário transportar o leite para fora de casa, seja para ir a consultas ou fazer uma viagem, é indicado que se use uma bolsa com proteção térmica e com gelo.

Se a viagem for longa é bom que o leite esteja congelado e que ocorra a troca do gelo.

Postar um comentário

0 Comentários