16 jul de 2019

Teste da orelhinha é importante para a saúde da criança

Categoria:
Saúde

A audição é um dos sentidos mais importantes no ser humano, e fundamental para o desenvolvimento da fala. A partir da vigésima semana de gestação o bebê já consegue escutar os sons do corpo da mãe e a sua voz. “Por meio da Emissão Otoacústica Evocada (EOA), popularmente conhecida como ‘Teste da Orelhinha’, é possível detectar precocemente a deficiência auditiva de origem coclear que a criança apresenta. Por isso, é importante que o exame seja feito logo nos primeiros dias de vida do bebê”, explica Maria do Carmo Branco, fonoaudióloga do Grupo Microsom, uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas do Brasil. O exame é indolor e não invasivo. O resultado geralmente sai na hora. O teste consiste na introdução de uma sonda na orelha da criança, que emite sons de baixa intensidade e registra os dados em um computador. “A melhor opção é que a EOA seja realizada enquanto o bebê estiver dormindo e, quanto mais cedo for diagnosticado e tratado um eventual problema de audição, melhor será o desenvolvimento da criança”, diz a fonoaudióloga. A detecção precoce ainda é a melhor forma de garantir um desenvolvimento de linguagem próximo ao normal.

Importante ressaltar que muitas vezes precisa-se de um plano de saúde para os momentos de necessidade, bem como para um acompanhamento gradual. Também pode ser muito importante um atendimento na área de fonoaudiologia em algum momento.

Publicidade:

Segundo a American Speech and Hearing Association (ASHA), diversos estudos indicam a prevalência de deficiência auditiva em recém-nascidos, sendo que a cada 1.000 bebês que nascem, de um a seis apresentam algum tipo de deficiência auditiva. A incidência é considerada muito alta se comparada com outras doenças que têm teste obrigatório ao nascimento. As causas de problemas auditivos em recém-nascidos podem ter origens genéticas, infecciosas ou devido ao uso de certas substâncias pela mãe, como antibióticos ou drogas.

Sobre o Grupo Microsom
O Grupo Microsom é uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas e a única em tratamento da gagueira. A companhia foi fundada em 1991 e oferece soluções de bem-estar para pacientes com problemas auditivos e de gagueira. Desde 1994, o Grupo Microsom é o distribuidor exclusivo da empresa canadense de aparelhos auditivos Unitron Hearing. Com o intuito de oferecer novas e melhores soluções para o bem-estar, desde 2008, a companhia comercializa o SpeechEasy, único aparelho no mundo para tratamento da gagueira. O SpeechEasy é um discreto aparelho que promove a fluência em pessoas que gaguejam e que são adaptados a partir da necessidade individual de cada paciente. Com o intuito de proporcionar um atendimento personalizado, o Grupo Microsom conta com profissionais altamente capacitados e oferece serviços diferenciados e especializados, em uma estrutura de primeira lin ha, com laboratórios equipados com os mais modernos recursos e ferramentas para confecção de moldes auriculares e aparelhos auditivos intra-aurais, além de uma ampla sala de assistência técnica, com equipamentos de última geração para avaliação, revisão e limpeza de circuitos digitais.
Assuntos Relacionados

 





Fechar [x]