19 out de 2016

Proteção à criança e ao adolescente

Categoria:
Saúde

Convidados internacionais abrilhantam o evento.

A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) sediará, em 19 de Outubro, o Encontro com o Especialista, sob o tema "A parceria com os profissionais que cuidam da infância e juventude no trabalho de prevenção e proteção à criança", visando discutir e enriquecer a atuação nacional frente a esta situação.

Uma das novidades que a SPSP preparou para o evento é a presença de
um casal de palestrantes que protagonizam uma importante iniciativa na França.
Jean-Marc Bouville, professor de ciências sociais e editor chefe da Revue
Publicidade:

de l'enfance et de l'adolescence, e Marlene Iucksch, psicóloga e psicanalista no
Sistema de Proteção à Infância e Adolescência junto ao Tribunal das Crianças
de Paris, discorrerão a respeito da organização da Proteção Materno Infantil
na França – para crianças até 6 anos e sua relação com a rede de prevenção e proteção da criança em situação de risco e de perigo.

Marlene Iucksch falará de seu trabalho num serviço convencionado com o Tribunal das Crianças e da importância da cooperação com os demais órgãos de assistência à criança. “Tratarei da relação entre a Proteção à Infância e a Proteção Materno-Infantil; discutiremos casos e mostraremos meios de trabalhar aliados aos órgãos públicos, setores da área da saúde e da educação, entre outros”, adianta a palestrante.

Ela alerta para a relevância desse tipo de serviço: "É preciso investir na criança - desde a gravidez da mãe - ter o olhar atento ao seu desenvolvimento, prevenir e tratar doenças físicas e problemas emocionais decorrentes de situações delicadas e da falta de assistência devida. A família também precisa receber atenção e ser acompanhada, associando as competências dos profissionais da rede, pois as dificuldades importantes podem começar muito cedo, o que compromete a criança desde os primeiros momentos. Pelo pouco que conheço, tenho a impressão de que esse trabalho não existe no Brasil, até em decorrência da falta de recursos e instituições que ofereçam suporte. Penso que é fundamental para a sociedade uma verdadeira política de acompanhamento da pequena infância, juntamente com sua família", destaca.

Jean Marc Bouville versará sobre a organização do trabalho em rede na França e o papel e o lugar da Proteção Materno Infantil. Ele falará da entidade que dirige, Recherche, Action, Formation, Enfance et Famille (RAFEF), que congrega o setor de informação e capacitação de profissionais para a área de Proteção à Infância e Adolescência. No Encontro organizado pela SPSP, as discussões serão pautadas sobre o trabalho de prevenção e proteção das crianças pequenas e suas famílias. Serão abordadas as dificuldades enfrentadas pelos profissionais e a necessidade de abrir novas empreitadas para dar respostas a esse público. Destinado aos atuantes da área da infância e juventude, saúde, educação, justiça, psicanálise, e demais interessados na temática, o Encontro ocorrerá na sede da SPSP, com transmissão ao vivo.

SPSP | Encontro com o Especialista - A parceria com os profissionais que cuidam da infância e juventude no trabalho de prevenção e proteção à criança
Data: 19 de Outubro de 2016
Horário: 19h30 às 21h45
Local: SPSP - Rua Maria Figueiredo, 595 – 10ºandar – Paraíso – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3284-9809
www.spsp.org.br

Assuntos Relacionados

 





Fechar [x]