10 ago de 2009

Plantas medicinais auxiliam no tratamento de doenças de inverno

Categoria:
Saúde

Plantas medicinais auxiliam no tratamento de doenças de inverno

A busca por recursos fitoterápicos aumenta cada vez mais devido ao interesse das pessoas em tratar doenças com base em ativos naturais

O velho chá de ervas e outros remédios mais elaborados, como os fitoterápicos (à base de plantas) sempre estiveram presentes na vida das pessoas. Eles foram os primeiros medicamentos a serem utilizados pelas civilizações de todo o planeta e estima-se que ainda são usados por 64% da população mundial. O número de pessoas que têm o costume de tomar algum tipo de chá é grande. Basta observar os mais variados tipos de lugares que vendem esses produtos. E não é para menos. Os chás, além de serem usados para degustação, são utilizados também para o tratamento de algumas doenças, principalmente no período do inverno.

Publicidade:

Os grandes vilões desta época do ano são: o frio, o vento e a umidade. Ao penetrar no organismo, eles quebram o equilíbrio energético, abrindo caminho para distúrbios, como a gripe, a pneumonia, as alergias, a asma e as chamadas “ites” (amigdalite, faringite, bronquite, sinusite, e rinite). Para o tratamento dessas enfermidades uma solução é recorrer aos costumes do tempo da vovó: chás, óleos aromáticos e o tradicional escalda-pés, que aquecem o corpo, ativam a circulação e, às vezes, reforçam as defesas.

As Plantas medicinais aumentam as defesas do organismo, estimulam o sistema imunológico e melhoram ainda, o estado nutricional do indivíduo por conterem vitaminas e sais minerais. São inúmeras as plantas e receitas utilizadas para tratar essas doenças, mas o resultado para o tratamento não depende somente disso. “Os medicamentos fitoterápicos auxiliam sim no tratamento das doenças de inverno, porém para que o indivíduo tenha uma melhora é necessário que ele adote hábitos básicos como, por exemplo, repouso, boa alimentação e ingestão de líquidos em grande quantidade”, diz Karen Denez, proprietária da farmácia Dermus, primeira farmácia magistral de Santa Catarina.
Assuntos Relacionados

 





Fechar [x]