08 abr de 2010

Mostra de tecidos para decoração

Categoria:
Eventos

O Comitê de Tecidos para Decoração da ABIT (Original TexBrasil Décor), fará parte pela primeira vez da FIQ 2010 – Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira, que irá reunir entre os dias 13 e 16 de abril, no Expoara – Centro de Eventos, em Arapongas, no Paraná, as principais empresas fornecedoras do setor moveleiro.

“A Mostra de Tecidos do Comitê da ABIT chegou numa boa hora e evidencia a maturidade que o evento vem alcançando ano a ano. Nosso parque industrial só tem a ganhar com os tecidos que estarão expostos, principalmente as fábricas de estofados, que dependem muito desses produtos. São 18 empresas mostrando o que têm de melhor em um mesmo espaço e sabemos que são produtos bons, que agregam valor aos móveis e aumentam o seu preço médio. A Mostra ocupará um espaço de 800 m² durante a FIQ, e levará aos visitantes do evento as últimas novidades em tecidos”, ressalta Tiago Lucchese, Gerente de Marketing do Expoara.

Segundo Ramiro Sanchez Palma, Coordenador do Comitê, o grupo vem assumindo uma postura cada vez mais agressiva, tanto no processo criativo e estrutura fabril, quanto na realização e participação conjunta em grandes feiras do segmento. “Assumimos um formato unificado de exposição dos nossos tecidos nos diversos centros produtores e consumidores. Temos participado de grandes feiras e promovido eventos itinerantes Brasil afora, e como o Pólo Moveleiro de Arapongas é extremamente importante para o nosso setor, decidimos participar da FIQ”.
Publicidade:


Com 199 indústrias de móveis, o Pólo Moveleiro de Arapongas é um dos maiores do país e o primeiro do Paraná. Em 2008, o Brasil faturou R$ 22,5 bilhões com a indústria moveleira, sendo R$ 1,125 bilhões do pólo moveleiro de Arapongas. Atualmente, o setor moveleiro representa 64,75% do PIB do município e gera 8.951 empregos diretos e 2.473 empregos indiretos.

O cenário reflete o potencial produtivo do Pólo e comprova sua importância estratégica para todo o setor de móveis nacional. Além de englobar diversos segmentos complementares da cadeia produtiva moveleira, concentra uma gama de profissionais especializados, que conhecem as oportunidades do setor. Por agrupar todo esse know-how e conhecimentos relativos ao varejo e à produção, o pólo de Arapongas passou a ser um local privilegiado para a realização de feiras voltadas tanto para fornecedores quanto para fabricantes, objetivando o fomento da cadeia produtiva nacional.

De acordo com Lucchese, as edições da FIQ tem se firmado como importantes feiras de negócios do setor moveleiro no país. O público visitante, altamente qualificado, é formado por empresários interessados na expansão e no crescimento do seu parque tecnológico e no investimento de diferenciais competitivos, em busca de novas tecnologias e novas matérias-primas.

Na última edição, realizada em abril de 2008, a FIQ recebeu visitantes de 23 Estados, além de empresários da Argentina, Colômbia, Paraguai, Bolívia, Uruguai, Coréia, Itália e México. Parcerias realizadas entre o Expoara e entidades do setor também garantiram a vinda de 32 caravanas de profissionais de várias partes do país.

Para a edição de 2010, muitas parcerias foram fechadas e vários eventos paralelos estão sendo planejados. O momento econômico também é bom e a redução do IPI para os móveis contribui para um clima ainda mais otimista. A expectativa da organização é contar com a visitação de 15 a 20 mil pessoas de vários estados brasileiros e também do exterior.

Na área da inovação e da sustentabilidade, a quarta edição do PIIM - Projeto de Inovação da Indústria Moveleira, será o palco de uma mostra dos principais produtos inovadores trazidos pelos expositores. São produtos selecionados nos setores de equipamentos, tecidos, acessórios, componentes, matérias-primas, tintas e vernizes, dentre outros. “Nosso principal objetivo é dar visibilidade aos produtos inovadores das indústrias expositoras que atendam aos critérios de viabilidade sócio-ambiental, aumento de produtividade com a inovação, melhoria da apresentação final do produto moveleiro, e redução de custos de produção, logística e montagem”, acrescenta Tiago.

Outra novidade paralela à FIQ 2010 será o Espaço Marceneiro que contará com uma marcenaria completa em funcionamento para levar ao visitante do evento o contato direto com máquinas e equipamentos aliados ao processo produtivo e às novas técnicas de operação.

Serviço:
Mostra de Tecidos para Decoração apresentada pelo Comitê de Tecidos para Decoração da ABIT

Empresas expositoras: Abduche; Anfra; Bruno Nicoletti; Beretta Rossi; Estrela; Fiama; Lalitex; Lartex; Leslie; Paranatex; Pelican; Supertec; Tecelagem Panamericana; Texion; Texpoint; Tapecol; Tramare; Temar; Hudtelfa.

Data da feira: 13 a 16 de abril de 2010
Local: EXPOARA – Pavilhão de Exposições (Arapongas – Paraná – Brasil)
Horário: Das 13 às 20h
Site: www.texbrasildecor.com.br - www.fiq.com.br
Assuntos Relacionados

 





Fechar [x]