Início Novidades Horóscopo Mensagens Novelas Receitas Sonhos Tradutor
 
 

28 mai de 2011

Instituto Beleza Natural dá dicas para deixar os cachos perfeitos

Categoria:
Beleza

As principais queixas de quem tem cabelos crespos e ondulados são falta de brilho, volume excessivo, fios arrepiados e ásperos. Porém, com cuidados específicos, é possível ter um lindo visual. A principal recomendação da cabeleireira do Instituto Beleza Natural, Andreia Oliveira, é a realização de um tratamento que tira o volume dos fios sem alisá-los, valorizando a estrutura natural dos fios: o Super-Relaxante, serviço exclusivo da rede, torna os cabelos crespos e ondulados mais maleáveis, brilhosos e com cachos definidos. Veja abaixo 10 dicas da especialista e aprenda a ter cachos perfeitos.

Corte

Quais os cortes mais indicados? Em quanto tempo deve ser feita a manutenção?
Publicidade:


Há anos freqüentamos feiras internacionais do setor e nunca encontramos uma coleção de cortes voltada para os cabelos cacheados. Mesmo no mercado brasileiro, todas as referências de cortes ou vinham dos cabelos lisos ou dos penteados europeus, inadequados para a realidade da brasileira com sua feminilidade e seus cachos. O Beleza Natural desenvolveu, então, 30 cortes especializados em cabelos crespos e ondulados. Como não havia nada parecido no mercado e nossas clientes só tinham como referências os cortes para cabelos lisos, resolvemos criar modelos que vão desde o curtíssimo ao extralongo. Agora, as opções passam por cortes mais modernos e repicados, até looks mais clássicos, revisitados.

Coloração

Quais as melhores cores? Algum efeito não é indicado (ex. ombre hair, mechas californianas)?

Cabelos crespos e ondulados que são tratados quimicamente devem ter cuidados triplos no quesito cor. Tintura pode alisar os cachos e, por isso, sugerimos aqui no Beleza Natural uma hidratação que colore, a Hidracor, sem alisar os fios. As cores mais usadas são as acobreadas, marrons, chocolates, preto e outros tons. Dependendo da coloração, ela pode ser incompatível com a química do relaxamento ou de outro tipo de tratamento usado para os fios crespos. A melhor solução é procurar um profissional e ver com ele qual a mais indicada. Para o inverno as cores mais usadas são os vermelhos, bordôs, acobreados e marrons.

Como lavar

Quantas vezes devemos lavar os cabelos crespos e ondulados por semana?

Sugerimos que os fios sejam lavados e condicionados de duas a três vezes na semana, não mais do que isso, pois estes fios são muito frágeis. Uma vez lavado e condicionado, os fios devem ser hidratados de duas a três vezes na semana também, com um bom produto de hidratação e tratamento. Por fim, deve usar o leave in – ou creme de pentear sem enxágüe – todos os dias para realçar e dar forma aos cachos. Lembre-se de tirar o creme do dia anterior antes de fazer uma nova aplicação.

Secagem

Qual a melhor forma de usar o difusor, secador ou babyliss?

Sugerimos que os fios sejam secos naturalmente, pois sabemos o quanto estes aparelhos ressecam os fios. Ocasionalmente, caso você vá a uma festa, use o secador, com bico difusor, mas sempre lembrando de não manter o equipamento nos fios durante muito tempo. Depois dos cabelos hidratados e com um bom leave in, comece a secar os cabelos sempre da raiz para as pontas. Babyliss, por exemplo, não usamos nunca, pois ele "frita" os fios. Prancha, então, nem pensar.

Finalizadores

Qual a importância dos finalizadores como leave-in e creme para pentear?

O leave in, ou creme de pentear, é o aliado diário. Ele deve ser usado todos os dias para dar forma aos cachos. O reparador precisa ter apenas silicone e pode ser usado no dia-a-dia também para dar brilho e soltar os fios quando os cabelos estiverem já secos. O gel, no caso do cabelo crespo e ondulado, deve ser, preferencialmente sem álcool. Pode ser usado apenas num pedaço dos fios, perto da testa, para fazer um penteado mais firme. Não usamos pomada.

Brilho

Como ter os cachos brilhantes sem o aspecto molhado ou duro?

Recomendamos que os cabelos sejam hidratados semanalmente, no mínimo duas vezes por semana, e sempre que o fio crespo e ondulado for lavado com xampu e com condicionador. A hidratação deve ser feita com um bom produto, preferencialmente indicado para cabelos crespos e ondulados, por 10 minutos na touca térmica e 15 minutos na touca plástica. O brilho no cabelo também depende do tipo de tratamento feito para dar forma aos cachos. Recomendamos o Super-Relaxante, todos os meses. Isso sem falar no creme de pentear, ou leave in, que deve ser usado sempre que os fios estiverem molhados. O brilho do cabelo depende muito da manutenção feita. Cabelo saudável e hidratado é certeza de cabelo com brilho.

Umidade

Como tratar o cabelo em dias frios ou com umidade?

Os fios crespos, se hidratados na medida certa e com leave in, dificilmente apresentam frizz. O segredo não está em um produto anti-frizz, mas sim na manutenção correta.

Você tem dicas de penteados para os cabelos crespos e ondulados?

Prendemos os fios crespos e ondulados, normalmente, com uma “xuxinha” larga e de tecido. Não recomendamos outro tipo de material elástico, pois ele quebra os fios. Coque pode ser feito, se preso com grampos.

Volume

Como aumentar o volume dos fios?

Para aumentar o volume, depois que os cabelos estiverem secos (depois de lavados, condicionados, hidratados e finalizados com o creme de pentear), amasse os fios das pontas para a raiz, soltando os cachos. Tente não colocar os dedos no meio dos fios, penteando, pois aí os cachos são desfeitos.

Horas de sono

Como cuidar do cabelo na hora de dormir? Tem alguma dica para não amassar ou preservar os cachos?

Na hora do sono, é mais confortável e melhor para os fios deixá-los soltos. Tire o cabelo da nuca e espalhe sobre o travesseiro. Você também pode dormir com os fios presos, mas prenda com um elástico envolto em tecido e deixe bem frouxo. E nunca durma de cabelo molhado! O couro cabeludo merece respirar à noite, depois que o cabelo já estiver completamente seco. Sem contar que quando se deita no travesseiro com o cabelo molhado, a secagem é mais demorada, o fio fica abafado e pode enfraquecer.

Sobre Beleza Natural Salvador

O Instituto Beleza Natural, primeira rede do país especializada no tratamento de cabelos crespos e ondulados, está há um ano em Salvador com uma unidade no bairro da Liberdade. O local possui 1.800 m2 numa estrutura de três andares, com 87 lavatórios e 120 colaboradores. “Chegamos ao Nordeste em grande estilo, em uma cidade que concentra o maior potencial de clientes para o Beleza Natural. Dos 4 milhões de habitantes de Salvador, 90% se encaixam no nosso perfil, pois têm cabelos crespos ou ondulados em diferentes níveis”, destaca a sócia Heloísa Assis, a Zica, que passou 10 anos pesquisando uma fórmula para relaxar cabelos e fundou a empresa em 1993, com outros três sócios.

A unidade abriga ainda um Centro de Treinamento, com 19 lavatórios, onde há equipes em aprendizado constante. A cidade de Salvador é considerada um mercado estratégico para os planos de expansão do Beleza Natural. O investimento no instituto foi de R$ 4 milhões. “A partir desta primeira loja pretendemos abrir uma unidade por ano em Salvador, em bairros diferentes, nos próximos cinco anos. Estas lojas terão formato e espaço menor, com cerca de 500m2 cada, oferecendo basicamente o serviço Super-Relaxante”, revela Zica. De forma revolucionária, com produtos exclusivos, a rede Beleza Natural desenvolve soluções para cabelos crespos, cacheados e ondulados – desde o Super-Relaxante (um tratamento que tira o volume dos fios sem alisá-los), passando por coloração, produtos de hidratação e para manutenção diária dos cabelos, até maquiagem.
Assuntos Relacionados

 








Fechar [x]