23 nov de 2016

Dicas de como meditar na correria do dia-a-dia

Categoria:
Saúde

Formados pela Mindfulness Trainings International (MTI), com o professor neozelandês Jangchub Reid – praticante há mais de 40 anos e pioneiro na formação de instrutores no Brasil –, os instrutores Luiz Ribeiro e Rita Kawamata decidiram, em 2013, criar a Assertiva Mindfulness. A empresa ministra cursos, palestras e workshops com base nas técnicas dessa prática de meditação, que tem ganhado força no Brasil. Cerca de 400 pessoas passaram pelos cursos, e mais de 1.200 participaram de outros eventos da Assertiva.

"Mindfulness é uma forma de estar no mundo consciente do que estiver acontecendo no momento presente, com abertura e curiosidade, experienciando seu corpo, seu comportamento mental e as pessoas e ambientes a sua volta, sustentando a atenção momento a momento", explica Luiz.

Os cursos desenvolvidos pela Assertiva Mindfulness baseiam-se em técnicas de meditação de atenção plena. Pode-se treinar sentado, deitado, andando e praticando exercícios. Além disso, recomendam-se também diversas técnicas informais, que podem ser adotadas em situações e ambientes do dia a dia, ajudando a desfazer padrões condicionados de comportamento e a melhorar as tomadas de decisão na rotina diária.
Publicidade:


"Treinando, as pessoas desenvolvem mais tranquilidade e aceitação em meio às demandas da vida, o que traz mais clareza frente aos desafios", explica Rita. "Redução do estresse é uma consequência imediata", completa. Em tempos de mudanças rápidas e imprevisíveis, constitui tremenda vantagem permanecer calmo e atento.

Estudos científicos vêm comprovando os diversos benefícios de praticar mindfulness, como mais concentração, criatividade, organização, desenvoltura na comunicação, desempenho no trabalho, alívio de estresse, depressão e ansiedade, melhor relação com o alimento e controle do peso. As técnicas podem ser praticadas individualmente ou em grupo, por adultos, crianças e adolescentes. Por isso, a Assertiva Mindfulness desenvolve seu trabalho em corporações, escolas e outras organizações, além dos cursos abertos ao público.
Assuntos Relacionados

 





Fechar [x]