30 abr de 2021

Cuidados em casos de inalação de gás de cozinha

Categoria:
Mulher

O gás de cozinha é muito utilizado em residências e estabelecimentos que servem alimentos. Por isso, é preciso entender como instalar o botijão de gás de forma correta e segura.

Considerando os riscos de explosão e também inalação do gás, existem algumas normas de segurança que devem ser seguidas. Com isso, a instalação do gás de cozinha não será um risco para as pessoas, evitando acidentes domésticos ou no ambiente de trabalho.

Mas caso esta infeliz situação aconteça, é importante estar preparado e saber como agir. Nesse sentido, você vai ver agora uma lista contendo dicas de instalação e prevenção a vazamentos de gás.
Publicidade:


Dicas de instalação

Embora o botijão de gás seja um artefato seguro, o manuseio incorreto do produto pode acarretar alguns tipos de acidente. Estes acidentes podem ser explosões, vazamentos e a inalação de gás.

Por isso alguns cuidados são necessários na hora de instalar o botijão, confira:

- Sempre utilize na ligação do gás de cozinha mangueiras com a certificação do INMETRO. Estas têm a função de avaliar se o produto é adequado e atende as normas de segurança;

- As braçadeiras que são usadas para fixar a mangueira de onde sai o gás para o fogão devem ser bem apertadas para que não haja vazamento;

- Caso você não tenha experiência ou se sinta inseguro para instalar o botijão, chame uma pessoa especializada no assunto;

- Evite usar toalhas de tecido em cima do fogão, pois estes itens podem causar incêndios graves;

- Em caso de dúvidas com a aparência do botijão de gás, que não pode conter partes amassadas, recuse o recebimento;

- Nunca deixe produtos inflamáveis próximos ao fogão;

- Caso o fogão não esteja em uso e principalmente quando todos estão dormindo, mantenha o regulador de pressão fechado.

Seguindo esses cuidados, você pode prevenir o risco de acidentes domésticos relacionados com a instalação. Mas e se mesmo assim você sentir cheiro de gás? Veja como proceder.

Saiba como proceder em caso de vazamento de gás

Mesmo seguindo todos os cuidados citados acima, pode acontecer algum problema na válvula do botijão de gás ou na mangueira. E como consequência, você começa a sentir um forte cheiro de gás.

Nesse caso existem alguns cuidados necessários para que as pessoas que estejam no local não inalem o gás, confira:

- Caso sinta cheiro de gás o primeiro procedimento é abrir as janelas completamente para que o gás saia do ambiente;

- O próximo passo, que também é muito importante, é fechar o regulador de pressão do gás, pois caso o defeito seja na válvula, o gás vai parar de vazar;

- Nunca acenda fósforos, isqueiros ou qualquer produto que faça fogo ou faísca ao sentir cheiro de gás;

- Não acenda as luzes do ambiente e desligue a chave geral de energia elétrica, pois qualquer faísca pode provocar uma explosão;

- Não use o celular nesse momento;

- E, se mesmo ao fechar a válvula do gás você continuar sentindo cheiro, peça ajuda ao fabricante do produto ou ao revendedor. Assim, você deve aguardar a chegada dos responsáveis fora de casa.

- Caso esteja sentindo tontura, falta de ar, náuseas, visão embaçada, sensação de desmaio ou tenha vômitos, chame imediatamente um serviço de emergência.

Seguindo esses cuidados em caso de vazamento de gás, você contribuirá para a sua saúde e de todos que residem no local.

Entenda o significado das cores da chama do fogão

Você sabia que de acordo com a cor da chama do fogão é possível saber se o mesmo está próximo de acabar?

Quando for usar o fogão para preparar alimentos, observe a cor da chama, e, se por exemplo, ela estiver azul, você pode continuar o preparo de sua refeição tranquilamente.

Agora se você perceber que a chama está vermelha, significa que o gás está chegando ao fim, mas se estiver verde ou alaranjada desligue, feche o regulador e contate o revendedor.

Proteção para você e toda a sua família

Agora você já sabe como proceder para a instalação do botijão de gás de forma segura, e como prevenir acidentes seguindo algumas orientações que fazem parte das normas de segurança, e que serão úteis no caso de vazamento de gás.

Além disso, você entendeu a diferença das cores do gás no fogão. Isso ajuda você a entender se o gás está próximo de terminar e se é momento de solicitar um novo botijão de gás.
Assuntos Relacionados

 





Fechar [x]