23 mai de 2012

Casamento: Cuidados Na Alimentação

Categoria:
Noivas

No mês das Noivas, a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais preparou um cardápio delicioso para o tão esperado dia. Cuidados na alimentação no Dia do Casamento.

Tudo organizado: igreja, festa, salão de beleza e lua de mel. No entanto, as noivas se esquecem de um item importante para o dia do casamento que é a alimentação. “Diversas mulheres passam anos sonhando com o dia do casamento e quando chega o momento, vem a ansiedade. Ela pode gerar a falta de apetite ou a vontade de comer muito”, diz a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da Clínica Consultoria Alimentar.

Rita de Cássia Leite Novais comenta que o excesso ou falta de refeições podem gerar alguns sintomas como dores de cabeça, mau hálito, mau humor, desmaios entre outros. “Em nenhuma situação da vida podemos esquecer-nos da boa alimentação, pois ela é a base para as coisas darem certo”, afirma.
Publicidade:


A nutricionista da Clínica Consultoria Alimentar explica que a noiva deve fazer refeições leves e saudáveis no dia do casamento, com intervalos de 3 horas. “Intervalos prolongados, maiores que 3 horas, além de causarem fome levam ao ganho de gordura e ao aumento do cortisol, hormônio que eleva a retenção hídrica. Já intervalos muito curtos, menores que 3 horas, impedem o corpo de queimar as gordurinhas e provocam o mau hálito”.

Deve-se consumir alimentos de fácil digestão como saladas, frutas, sopa de legumes e carnes magras. Para auxiliar a ansiedade, Rita de Cássia Leite Novais diz que é necessário ingerir chás como camomila, capim limão, erva cidreira e erva doce que ajudam a acalmar. “Outras fontes que combatem a ansiedade são os alimentos ricos em ácido fólico como espinafre, couve, brócolis”, aponta a nutricionista da Clínica Consultoria Alimentar.

Carnes magras, peixes, leite, queijo, iogurte, ovos são alimentos ricos em triptofano e são recomendados por ajudarem a liberar serotonina e diminuir a ansiedade. “Os carboidratos também não podem faltar na dieta da noiva para dar energia e combater a ansiedade. Aposte nos integrais e em frutas”, conta Rita de Cássia Leite Novais.

A nutricionista dá uma alerta para as noivas e comenta que é necessário evitar chá mate, chá preto, café, bebidas a base de cola e guaraná antes do casamento, pois vai deixá-la ainda mais ansiosa.

“Para o estresse recomendo o suco de uva, frutas vermelhas, abacate, oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas, avelã, consuma peixes, vegetais folhosos, preferencialmente os escuros, soja e seus derivados”, diz a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais.

Refeição para o dia do casamento

8hs Café da manhã
-Bebida de soja 200ml;
-2 fatias de Pão integral com queijo fresco;
-1 banana com aveia;

11hs Colação
-1 cachinho de uva rosada (10 uvas);

14hs Almoço
-4 colheres de sopa arroz integral;
-1 Filé de peixe assado;
-1/2 xícara de escarola no azeite;
-1 unidade de caqui;

17hs Lanche da tarde
-2 fatias de pão integral;
-2 fatias de peito de peru;
-1 xícara de chá de erva cidreira;
-2 castanhas do Pará;

Durante o casamento o ideal é que alguém fique encarregado de servir uma refeição aos noivos, pois as fotos e os cumprimentos podem fazer com que eles se esqueçam de alimentar e aproveitar os pratos que foram escolhidos para a festa.

Sobre a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais
A nutricionista Rita de Cássia Leite Novais é especializada em Nutrição Clínica e Vigilância Sanitária de Alimentos, pelo Ganep e USP, respectivamente. Sócia proprietária da Clínica Consultoria Alimentar, a nutricionista atua nas áreas clínica - com avaliação e orientação nutricional personalizada de acordo com a patologia, com produção de alimentos na área industrial e comercial – gerenciamento, supervisão, desenvolvimento de produtos e qualidade, consultoria em escolas e faculdades e Auditoria Interna ISO 22000. Blog: consultorialimentar.blogspot.com/ Site: www.consultoriaalimentar.com.br/

Assuntos Relacionados

 





Fechar [x]