17 jun de 2009

As obras de Oscar Niemeyer contadas a partir da poesia da luz

Categoria:
Livros

Livro "A poética da luz natural na obra de Oscar Niemeyer" apresenta os projetos arquitetônicos do maior nome da arquitetura brasileira através do elemento luz

Oscar Niemeyer, um dos principais nomes da arquitetura nacional e mundial, sempre usou, como poucos, a luz natural como um elemento de valorização ambiental e plástica dos seus projetos. Este foi ponto de partida utilizado pelo professor e arquiteto Paulo Marcos Mottos Barnabé utilizou o elemento para desvendar a obra do mais importante arquiteto brasileiro. O resultado deste trabalho é o livro "A poética da luz natural na obra de Oscar Niemeyer", recém lançado pela Eduel - Editora da Universidade Estadual de Londrina.

O autor da obra considerou a luz, em seus diversos sentidos simbólicos e físicos, como linha mestra para descrever os projetos arquitetônicos de Niemeyer. São 208 páginas e centenas de fotos, através de uma linguagem simples e dinâmica.
Publicidade:


"A luz é um elemento norteador de projetos de Niemeyer. Ele a utiliza como matéria-prima para criar arquitetura. Ele é um dos melhores que usa a luz na arquitetura. A forma poética como é utilizada me inspirou a escrever o livro", afirma Barnabé.

O livro mostra ao leitor a importância que a luz tem para que as pessoas consigam perceber os elementos da arquitetura. A luz da manhã é diferente da luz da tarde. Ou seja, horários diferentes, até mesmo épocas do ano, apresentam qualidades arquitetônicas distintas.

Par produzir a obra, o autor percorreu todas as cidades brasileiras que têm obra do arquiteto, trabalho que exigiu muita dedicação e pesquisa. Além dos famosos projetos como a Capela da Pampulha e as obras de Brasília, o livro também engloba outros pouco conhecidos como a Casa das Canoas, no Rio de Janeiro, projetada para uso familiar.

"Para Niemeyer, a luz é um elemento construtivo no momento da concepção do projeto, assim como mármore e/ou o concreto, fazendo isso de forma primordial. As obras dele sempre têm uma história, emoção. Quando uma pessoa conhece a obra dele, impossível não perceber esse algo mais", destaca o autor.

Além de desvendar as obras de Niemeyer pelo foco da luz natural, o livro aborda o início da utilização da luz natural na arquitetura, a busca por uma identidade brasileira, a formação de Niemeyer até chegar as obras do arquiteto.

SERVIÇO
Título: "A poética da luz natural na obra de Oscar Niemeyer"
Autor: Paulo Marcos Mottos Barnabé
Editora: Eduel (Editora da Universidade Estadual de Londrina) - www.uel.br/editora
Preço: R$ 60,00
Assuntos Relacionados

 





Fechar [x]