12 jan de 2015

Aprenda como cuidar dos fios ressecados pelo sol

Categoria:
Beleza

Durante o Verão o cabelo precisa de alguns cuidados especiais, já que o excesso de exposição ao sol quente, à água do mar e ao cloro da piscina pode causar grandes danos aos fios. Alguns cuidados como usar o shampoo correto, evitar o uso do secador e fazer hidratação semanalmente podem ajudar a manter o cabelo bonito mesmo nos dias mais quentes.

Manter os cabelos bonitos e hidratados durante o Verão pode não ser uma tarefa fácil. Nesta época do ano os fios ficam vulneráveis devido à exposição ao sol e aos banhos de piscina e mar e se alguns cuidados não forem tomados eles podem ser danificados. De acordo com o consultor pedagógica do Instituto Embelleze, Allison Lima, o ideal é sempre se prevenir para evitar problemas difíceis de serem contornados depois. "Reparar os estragos ocasionados pelo verão pode dar trabalho e pesar no bolso, por isso é importante que a mulher tenha alguns cuidados preventivos com os cabelos enquanto curte as férias de Verão".

O consultor listou algumas dicas práticas para cuidar dos cabelos e aproveitar os dias quentes sem preocupação.
Publicidade:


Invista no leave-in:
Ao ir para praia ou entrar na piscina é essencial usar no cabelo todo um leave-in com protetor solar. Ele irá fazer uma cobertura nos fios e preservar a nutrição do cabelo. "Para que o produto alcance todo o cabelo, o ideal é aplicá-lo utilizando uma escova ou pente". Alisson ainda afirma que ao sair do mar e/ou piscina é necessário lavar os fios em água doce antes de reaplicá-lo.

Lave bem os cabelos:
É normal que o cabelo fique com resíduos de areia, sal e cloro ao ficar muito tempo no mar e na piscina. Por isso, é importante investir em um bom shampoo, condicionador e máscara hidratante. Segundo o consultor, o ideal é usar uma linha específica para o verão, pois são produtos que possuem protetor solar e ajudam a proteger durante todo o dia.

Faça hidratação:
O sol muito quente pode deixar os fios ressecados, por isso a hidratação é muito importante neste período do ano. O ideal é fazê-la uma vez por semana, dessa forma ela ajuda a blindar os fios e evitar que eles ressequem e quebrem facilmente. Segundo a instrutora o creme hidratante deve ser comprado de acordo com o seu tipo de cabelo (oleoso, tingido, ressecado) e deve ser passado em todo o comprimento. “É só deixar agir de acordo com o que cada fabricante indica. Após o tempo necessário é só enxaguar, aplicar o condicionador e enxaguá-lo novamente”.

Cuidados aos desembaraçar:
É importante carregar um pente no nécessaire para desembaraçar os fios sempre que sair do mar ou da piscina. Essa prática evita que os fios fiquem quebradiços. "Para ajudar a desembaraçar o cabelo, a ajuda de um creme para pentear especifico para o Verão é sempre bem-vindo", afirma o consultor do Instituto Embelleze. Outra dica importante é deixar o cabelo solto após a escovação, prender os fios molhados pode ocasionar quebras.

Cuidado com o calor da chapinha e secador:
O ideal é deixar o uso desses aparelhos de lado durante o período na praia e piscina. O calor do sol aliado com o do secador e da chapinha podem causar grandes danos aos fios, isso porque as altas temperaturas aumentam o ressecamento do cabelo tirando o brilho e a maciez. Mas para quem não abre mão de usar esses aparelhos, Allison tem uma dica. "Utilize um bom protetor térmico com os cabelos ainda úmidos e com o secador na temperatura morno (não encoste o secar no cabelo). Finalize com um óleo reparador em todo o comprimento e pontas, caso fique aqueles fios arrepiados, o famoso frizz, a dica é espirrar um pouco de spray finalizar nas palmas das mãos e em seguida, passá-las onde houver os frizz indesejáveis", finaliza.

Sobre o Instituto Embelleze:
A maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação de profissionais do setor de beleza foi fundada no Brasil em 1998. Atualmente, as unidades do Instituto Embelleze estão presentes nas principais cidades do país, abrangendo todos os estados, distribuídas em 360 franquias. Já são mais de 600 mil profissionais formados em cursos como cabeleireiro, maquiador, pedicure, manicure, barbeiro, penteados profissionais, depilação e outras diversas especializações. O Instituto Embelleze acredita na educação e na beleza como forma de transformação na vida das pessoas. Atuando há mais de dez anos em franchising, a rede vem fazendo a diferença nas regiões em que atua, com uma grade de cursos desenvolvida para formar profissionais para o mercado da beleza. Em 2013, a rede recebeu seu quinto Selo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Assuntos Relacionados

 





Fechar [x]