20 mai de 2021

Aprenda a como cuidar da saúde bucal durante a amamentação

Categoria:
Mulher

A gravidez, certamente, é um dos períodos mais marcantes, se não o mais, na vida das mulheres que se tornam mães. Nesse período, são inúmeras emoções, as mães passam por constantes mudanças no corpo, e sentem diversas sensações. Após o nascimento dos filhos, as mães enfrentam o período de amamentação.

Esse é um momento de conexão entre a mãe e seu bebê, e pode ser uma etapa bastante emocionante. Entretanto, ao mesmo tempo que gera diversas emoções positivas, pode ser um momento doloroso, pois pode gerar dores no seio, cansaço extremo e dores nas costas.

Nessa fase de desenvolvimento dos bebês, o leite materno é a única fonte de alimento deles, sendo o responsável pela produção de anticorpos para os pequenos. Por isso, é fundamental que a saúde das mães esteja boa, justamente para que o desenvolvimento do filho não seja afetado.
Publicidade:


Claro, como sabemos que esse período pode ser conturbado, já que exige uma atenção constante das mães para com os seus filhos, naturalmente fica mais complicado para elas cuidarem da sua saúde da maneira recomendada e necessária.

Além da saúde física e mental, os cuidados com a saúde bucal também podem ser afetados nesse período, mas é fundamental que isso não aconteça e explicaremos o porquê.

A saúde bucal durante o período de amamentação

Cuidar da saúde bucal é fundamental em qualquer fase da vida, pois uma saúde bucal bem-feita pode garantir maior qualidade para os dentes e para o sorriso, além de evitar com que doenças bucais surjam.

Existem diversas recomendações para diferentes características das pessoas. Por exemplo, alguém que esteja usando um aparelho invisivel, receberá uma recomendação específica de como deve cuidar da sua saúde bucal, já que é importante não atrapalhar a continuidade do tratamento.

Nesse sentido, as recomendações para as mães que estão amamentando também podem ser modificadas. Por conta do estresse gerado por esse processo, elas podem acabar não cuidando da maneira devida de sua saúde bucal.

Com isso, os dentes podem acabar sofrendo com problemas estruturais, sendo propício para o surgimento de cáries e outras doenças bucais.

Essas doenças podem afetar diretamente a estruturação dos dentes e, se não for uma condição controlável, podem acabar gerando a perda dos dentes, necessitando de um implante dentário para substituí-los.

Mesmo sendo um tratamento qualificado e eficaz, nenhuma pessoa quer chegar ao ponto de perder os dentes e ter que substituí-los por próteses, não é mesmo?!

Dessa maneira, é essencial que as mães prestem ainda mais atenção nas recomendações dos dentistas durante essa fase, tanto para evitar doenças bucais nelas mesmos, mas também para evitar que problemas cheguem aos seus bebês.

Nesse sentido, existem algumas recomendações que devem ser seguidas durante toda a vida, e reforçadas durante esse período, fazendo com que a pesquisa por valor de um implante dentario seja feita apenas por consequência de causas naturais, não por falta de cuidado.

Entre os principais pontos estão:

Preste atenção à escovação;
Escove os dentes ao menos 3 vezes ao dia;
Utilize fio dental antes das escovações;
Utilize enxaguante bucal;
Tenha cuidados alimentares importantes;
Mantenha hábitos saudáveis;

Lembre-se de consultar o seu dentista;

Encontrar espaço na agenda para marcar consultas com dentista nem sempre é uma tarefa fácil para as mães que estão amamentando. Entretanto, esse é um passo importante para que elas consigam cuidar da saúde bucal da melhor maneira possível.

Os dentistas, além de realizarem diversos tipos de tratamentos bucais, como o clareamento dental, também são responsáveis pelo acompanhamento da saúde bucal.

Dessa forma, eles podem tratar desde assuntos mais básicos, como recomendação relativa à higiene bucal, alimentos que devem ser evitados, hábitos que podem ser modificados, etc.

Não existem muitas recomendações de tratamentos que devem ser evitados durante a amamentação, entretanto, é importante que as mães informem seus dentistas que estão passando por esse processo, justamente para que eles possam ter os cuidados necessários.

Por fim, as mães que já receberam informações importantes de tratamentos ou procedimentos que podem ajudar nos cuidados com a saúde bucal durante essa fase, devem procurar clínicas especializadas na realização desses procedimentos.

Com uma rápida pesquisa de, por exemplo, quanto custa lente de contato dental, será possível encontrar uma grande quantidade de clínicas que oferecem diversos tipos de tratamento, e que podem ajudar a melhorar a qualidade da saúde bucal das mães durante esse período.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.
Assuntos Relacionados

 





Fechar [x]