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7 dicas para prevenir lesões ao correr - Saúde - Guia de Mulher
 
 

21 jun de 2016

7 dicas para prevenir lesões ao correr

Categoria:
Saúde

Antes de começar a correr é importante tomar medidas preventivas. Veja dicas da unidade MIP (Medicamento Isento de Prescrição) do Aché Laboratórios.

Uma das modalidades esportivas que mais cresce no país, a corrida de rua traz uma série de benefícios à saúde física e mental. Somente no Estado de São Paulo, houve, em 2015, um crescimento de 10,87% no número de corredores nos eventos em relação a 2014, segundo a Federação Paulista de Atletismo. No ano passado, exatas 724.130 pessoas correram pelas ruas de São Paulo.

Antes de ingressar no esporte, porém, é importante tomar algumas precauções para evitar lesões e não atrapalhar o desempenho durante a corrida. A principal dica é procurar a orientação de um preparador físico e, assim, evitar problemas como a sobrecarga na estrutura músculo esquelética e dores no joelho causadas, principalmente, quando não é realizado um trabalho simultâneo de fortalecimento muscular.
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Em casos leves de dores e incômodo, uma alternativa para aliviar os sintomas é o emprego de medicamento à base de dietilamonio diclofenaco, como o Biofenac, produto da unidade MIP (Medicamento Isento de Prescrição) do Aché Laboratórios, que possui ação analgésica e anti-inflamatória para diminuir o inchaço e a dor na região. Trazendo, dessa forma, alívio imediato às lesões causadas pelo esforço no treinamento.

Confira alguns problemas mais comuns entre os corredores, segundo Eduardo Rodrigues, personal trainer:

1. Inflamação da Canela – Conhecida também como canelite, é caracterizada por uma inflamação dos tecidos do tendão e dos músculos ao redor da tíbia. É comum em esportistas que estão estreando no esporte. Para evitá-la, deve-se treinar com o acompanhamento profissional e respeitar os limites do corpo; 2. Fascite Plantar – A fáscia plantar, localizada na sola do pé, liga o calcanhar aos dedos. Ocorre devido a alterações na forma do pé, aumento de peso ou erros de pisada durante o treinamento. Treinar intensamente em terrenos irregulares pode aumentar as chances de desenvolver o problema, por isso o ideal é optar por lugares planos; 3. Torção – Também chamada de entorse, provoca o estiramento ou a ruptura de um ou mais ligamentos do tornozelo. O ideal é evitar terrenos esburacados, que aumentam as chances para a incidência deste tipo de lesão; 4. Fratura por estresse – São muito frequentes em decorrência do impacto da atividade durante a corrida. Para diminuir os danos, recomendam-se os exercícios de o fortalecimento dos músculos com o acompanhamento de um profissional;

5. Tendinite de Aquiles – Caracterizada por uma inflamação ou degeneração do tendão de Aquiles, é fruto de um desgaste da articulação. Causa inchaço e dor. Como prevenção, o praticante não deve ultrapassar suas limitações físicas durante os treinos e precisa realizar o alongamento antes e após a corrida;

6. Distensão Muscular – É resultado da sobrecarga de exercícios físicos sem repouso adequado ou por falta de alongamento. Acontece quando os músculos posteriores da coxa são contraídos fortemente e repetidamente, sobrecarregando os músculos mais fracos e levando ao estiramento muscular parcial ou total. Para prevenir, o ideal é tirar um tempo para fazer o alongamento adequadamente;

7. Lombalgia – Mais conhecida como dor na coluna, é fruto da ausência de alongamento e também da realização de exercício em postura inadequada. Além do alongamento, utilizar calçados adequados também contribuem evitar as dores.

Sobre o Biofenac
Com dupla ação, Biofenac Aerosol é analgésico e anti-inflamatório. Age rápido na dor e fundo na inflamação. É indicado para fisgadas, pancadas e outras dores musculares. Devido sua formulação, o produto age efetivamente sobre as reações inflamatórias agudas, proporcionando alívio rápido. O produto também está disponível na versão Biofenac Hot, um adesivo térmico descartável que fornece calor estável e duradouro quando aplicado sobre a área de dor. Correr #nempenseemparar
@biofenacoficial
www.facebook.com/BiofenacOfic
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